Forró dos Apaexonados 2023 arranca elogios da comunidade

08/06/2023
13:36:11

O tradicional festejo junino da unidade apaeana de Aracaju foi realizado na última quarta-feira (7). O evento tem como objetivo incentivar a cultura, celebrar as tradições nordestinas, além de promover um São João inclusivo para os seus usuários. 

A festa é realizada na porta da instituição há mais de 40 anos, um tradicional São João de rua. Gratuito e com muito forró pé de serra, a festa embala os melhores xotes para assistidos, familiares, comunidade e convidados. Este ano, a festa arrancou elogios da vizinhança, que participa e incentiva essa ação. 

“A festa desse ano foi perfeita, estava tudo muito bem organizado. Eu moro aqui há 45 anos e já participei de quase todas as festas de São João da Apae. Tenho muitas lembranças boas desses eventos. Meus pais quando eram vivos também vinham aqui à porta para curtir o forró. Mas a festa desse ano se destacou, foi ótima.” diz Maria José da Cunha, moradora da vizinhança.      


É através da venda de comidas típicas que a Apae arrecada fundos durante a festa. Boa parte das comidas são feitas na própria instituição pelas cozinheiras. “Começamos a produção um dia antes. Tudo feito com muito amor e carinho pois é muito gratificante ver a felicidades deles (assistidos). A gente vê que tudo vai se encaminhando e dando certo e ficamos tranquilas. Pude acompanhar a apresentação das quadrilhas e fiquei muito emocionada.”, relata Claudia Santos, cozinheira da Apae Aracaju.        


Quem provou, aprovou as delícias. Valdicélia dos Santos, mãe do assistido Marcos Daniel, provou várias comidas típicas vendidas no evento e parabenizou a equipe pela qualidade e sabor. “Estava tudo uma delícia, gostei bastante, estava tudo bem saboroso. A festa toda estava bem organizada. Esse ano eu trouxe a minha filha pela primeira vez para a festa, e ela, assim como eu, amou. Disse que ficou encantada com a quadrilha e com a alegria dos assistidos. O meu filho, Daniel, se divertiu como nunca. Isso para mim é muito significativo.”         


Para Sherla Mattos, coordenadora de Comunicação e uma das responsáveis pela organização do evento, o sucesso da festa é resultado de muito trabalho e dedicação dos colaboradores da instituição. “Esse retorno positivo das pessoas que participaram da festa é muito importante para nós. Todos os anos nos dedicamos ao máximo para tornar a festa ainda mais agradável para os nossos usuários, seus familiares e convidados. Isso só foi possível graças à dedicação dos funcionários, que chegam junto, que ajudam nas tarefas e colaboram para que a festa saia do jeitinho que a gente planejou.", diz Sherla. 
  

Além dos funcionários, o evento contou com a colaboração de muitos parceiros. O vereador Isac é um dos colaboradores fiéis da festa junina da unidade de Aracaju. Todos os anos o vereador patrocina um trio pé de serra para animar o São João dos usuários. O vereador esteve presente no evento e acompanhou as apresentações. Segundo ele, o brilho da quadrilha junina Xodó da Apae merece ser apresentado para toda a população sergipana.  O seu desejo é que a quadrilha comece a realizar apresentações artísticas dentro da programação da prefeitura e do governo do estado. 

Os elogios à quadrilha junina da Apae Aracaju não param por aí. A apresentação foi bastante comentada e reverenciada pelo público. Quem fica feliz com o retorno positivo é a professora Gilda, responsável pelos ensaios e quem coordena os assistidos nesse forró. “O bonito da nossa quadrilha é a felicidade desses meninos. Aqui, não tem certo nem errado, tem alegria e brincadeira. Eles amam esse momento de dança e descontração. Então é natural para eles, se sentem incluídos nas atividades e ficam muito emocionados com os aplausos do público.” conclui a professora.